terça-feira, 23 de novembro de 2010

O que é Hidrossalpinge ?



Hoje estou postando sobre uma doença que eu soube a pouco tempo que tinha, mas que tambem mantinha a esperança de cura-la, mas todo o tratamento deu em nada, agora so mesmo a cirurgia, no meu caso ainda pior porque vou ter que retirar as duas trompas, quando se retira uma so trompa se pode recorrer a fertilização in vitro, mas no meu caso não sei se será possivel, vou ter que pesquesar mais sobre isto.


--//--

Hidrossalpinge é a presença de líquido na tuba de Falópio, obstruída devido à infecção, endometriose ou cirurgia prévia. Frequentemente se estabelece após um episódio de doença inflamatória pélvica. Nesta condição, bactérias ascendem da vagina em direção ao útero e tubas, desencadeando um processo infeccioso. O diagnóstico de hidrossalpinge é feito mais precisamente através da ultrassonografia transvaginal, que mostra tubas dilatadas com líquido em seu interior , ou através da laparoscopia.
Hoje, sabe-se que estas tubas dilatadas, além de dificultar que a mulher engravide espontaneamente, também reduzem as taxas de gestação quando a mesma é submetida à fertilização in vitro. O mecanismo exato através do qual a hidrossalpinge interfere com as taxas de gestação não é bem conhecido, mas acredita-se que três fatores estejam envolvidos. Primeiro, o líquido da tuba em contato com a cavidade uterina deslocaria o embrião, dificultando sua implantação. Segundo, este líquido liberaria várias substâncias tóxicas ao embrião, dificultando o seu desenvolvimento e , por último, interferindo com a receptividade endometrial.
Desta forma, a conduta mais recomendada hoje é a de que mulheres que apresentam hidrossalpinge com mais de 3cm, ou visíveis ao ultrassom, considerem a possibilidade de remover cirurgicamente esta tuba dilatada antes de se submeterem a procedimentos de fertilização in vitro, a fim de aumentar as taxas de implantação e gestação.

25 comentários:

  1. gostaria de saber qual o meio mas adequado sera a cirurgia normal com cortes ou atraves do unbigo?

    ResponderExcluir
  2. Pelo amor de DEUS !!!o que é essa doença , eu tenho e ja nem se o que fazer? quero ter um filho é meu sonho ..Deus ajude-nos

    ResponderExcluir
  3. Eu tive essa doença,e infelizmente,tive que retirar o útero,trompas e até os ovários.
    Graças a Deus,isso ocorreu aos 39 anos,e eu já
    tinha minha filha,que hoje está com dez anos.
    Faço reposição hormonal e estou muito feliz por estar viva.VIVO É O SENHOR

    ResponderExcluir
  4. tive essa doença,e tenho sequelas da cirurgia até hoje,pois sinto muita dor no meu período menstrual,parece que o ovário esquerdo incha e então começa a latejar como se estivesse cheio de pus,já fiz várias ultrassons e não diagnosticou nada,não sei mais o que fazer,tenho três filhos,mas estou casada recentemente com alguém que ainda não é pai,gostaria muito de ter um filho com ele mas devido a retirada de trompas,acho que isso é impossível,só um milagre poderia me fazer engravidar novamente,fico com medo de algum dia meu marido,sentir-se constrangido por não ser pai,e me deixar por isso,no mais,só sei de uma coisa essa é uma das piores doenças ginecológica que eu já conheci.

    ResponderExcluir
  5. olá, preciso de ajuda URGENTE
    Tenho 24 anos, não tenho filhos e sou louca para ter. Mas descobrir que tenho hidrossalpinge a direita e ovarios micropolissisticos. Será que não vou poder engravidar? Quero muito ser mãe!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. tbm tenh o 24 anos e to tentando engravidar ha algum tempo, e pelo que parece vc ta com a trompa esqueda boa e a questao dos ovarios micropolicistico nao atrapalha em nada pois eu tive isso tbm, minha ultima usg ja tava tdo normal, amanha vou fazer minha histereossalpingografia, vamos com fé pois uma historia escrita com as maos de deus sempre tem um final feliz bjos doce

      Excluir
  6. Bom tenho muitas dúvidas sobre hidrossalpinge, já ouvi falar que é uma DST, outros dizem que pode não ser. Gostaria de ser melhor informada. Obrigada!

    ResponderExcluir
  7. Em 24 de agosto de 1999 eu fiz uma videolaparoscopia para saber porque tinha tanta dor, descobriram que estava com hidrossalpinge, foi feita a cirurgia, depois da cirurgia senti muitas dores e voltou o líquido. O médico disse que as trompas rejeitaram a cirurgia. Que eu teria que tirar as trompas,eu tinha 26 anos e 7 anos de casada,e nenhum filho. Fiquei desde a cirurgia até dezembro com muitas dores, de repouso e tomando antibióticos. Tinha uma ultrassom para 5 de dezembro, quando fiz não tinha mais nada nas minhas trompas, o médico disse que depois de 8 meses eu voltaria fazer nova ultrassom se tivesse tudo bem podia tentar engravidar.Mas, em dezembro mesmo eu engravidei, hoje minha filha tem 11 anos, e descobri que estou com hidrossalpinge de novo, o médico me passou flagyl 400 comprimido e flagyl creme vaginal, será que vai resolver? daqui 3 meses vou voltar ao médico. Colocarei aqui o resultado.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Que foi o seu médico , vá é o do RJ?

      Excluir
  8. acabei de saber que tenho hidrossalpinge se nao tratar oque pode acontecer comigo. obrigado

    ResponderExcluir
  9. há cinco anos venho tentendo engavidar,até que decidi ir ao medico, pois nada de ter um bebê,fiz todos os exames até que o medico me pediu uma ultrason,no meu resultado ele falou de hidrossalpinge,onde na hora não tinha dado nem importanciamas atè que comecei a pesquisar e me apavorei com os resultados encontrados,ele me passou varios exames,essa semana irei fazer uma chamada hidrissalpingografia,nossa como estou nervosa,peço a Deus todos os dia que me ajude,que todo de certo pois não vejo a hora de estar com aquele barigão.Boa sorte a todas .

    ResponderExcluir
  10. gente tenho uma filha de 15 anos e tenho vontade de ter um bebe nao tomo remedio ja tirei um cisto dermoide agora descobrir que tenho hidrossalpinge estou tao triste vou conversacom o medico se ele tirar minhas trompas se code colocar tripa de carneiro a minha hidrossalpinge esta enorme no lado esquerdo que fiz a outra cirurgia estou comedo pois sou cardiaca e so tenho 33 anos bjs e que deus abençoe

    ResponderExcluir
  11. Ja tem 3 anos e meio fiz liquiadura das trompas fui ao ginecologista com muitas dores e os resultados deram hidrossalpinge me tratei com os rémedios e a menos de um ano sinto as mesmas dores pois só tenho 27 anos OBRIGADO FIQUE COM DEUS!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Tenho 42 anos fiz laquiadura a 12. Anos agora descobri q tenho hidrosalpige. onde foi o corte das trompa. Tenho medo sera corro risco. de egravidar mesmo tendo feito laquiadura? Por favor me ajude sinto muitas dores isso sera erro do medico

      Excluir
  12. tenho 28 anos e descobri que tenho endometriose, um cisto no ovário direito e hidrossalpinge, estou muito triste, mas vou superar, gostaria de saber se só resolve com cirurgias.

    que Deus nos abençoe e faça essa dor insuportavel passar

    ResponderExcluir
  13. tenho 39 anos tres filhas e acabei de descobrir que estou com hidrosalpinge,já fiz laqueadura de trompas,gostaria de saber se o unico tratamento é a cirurgia?fiquei muito triste pois tinha planos futuros de fazer a reversão da laqueadura porque me casei novamente.será que tem solução? beijos.

    ResponderExcluir
  14. gente... procurem um médico... com (uma) trompa, (um) ovário e o utero, qualquer uma pode engravidar, inclusive o médico que fez minha cirurgia disse que eu não parasse de tomar anteconcepcional para não correr o risco. "Sou solteira" e tenho 24 anos.

    ResponderExcluir
  15. Tenho hidrosalpinge, descobri aos 18 anos...Confeso que essa doença me assuta e muito. Hoje sou casada, tenho 22 anos, apesar de ser cedo sou louca para ser mãe. Só não sei se conseguirei um dia, realizar esse sonho.

    ResponderExcluir
  16. DESCOBRI QUE TENHO HIDROSSALPINGE O ANO PASSADO,RESOLVI FAZER UMA NOVA ULTRA SONOGRAFIA TRANS MAS SEGUNDO A MEDICA,EU NAO TINHA NADA,SERA QUE ELA PODE SE ENGANAR QUANTO AO RESULTADO?

    ResponderExcluir
  17. Descobri a pouco mais de 6 meses que tinha as trompas obstruidas e hidrossalpinge, tenho 23 anos e tou a tentar engravidar o desespero é grande pork nao sei se algum dia vou conseguir.

    ResponderExcluir
  18. Oii eu tenho essa doença desde de novinha descobri aos 13 anos só agora estou com 18 anos cada vez mas doí, minha mestruação vem de muito parece até um rio.e meu cisto tá com 5cm vou tirar outra ultrasom e mostrar ao medico pra me encaminhar pra um cirugião pra me livra logo disso provavelmente vai tirar um lado das trompas..antes que seja tarde demais vou com fé em Deus!!

    ResponderExcluir
  19. ja faz treis anos que tenho hidrossalpinge e tenho muito medo de fazer outra cirurgia por que foi atraveis de cirurgia que tenho essa emfermidade tenho 26anos e nao queria passar por outra cirurgia

    ResponderExcluir
  20. quanto tempo de repouso pós operar-se dessa doença?

    ResponderExcluir
  21. Meninas tbmtive esse diagnostico , éterrivel , mais graças a Deus stou tratando e com a Hestero abriu as trompas , acredito que só em Deus podemos curar , essa enfermidade é fora do normal não conheci nenhuma meninas que curou 100% , e eu estou a caminho estou na retafinal ...

    criei uma pagina no facebbok.com/tentantesemDeus me adicione lá para tricarmos experiências , uma vez que é super dificil achar sobre essa doênça.

    E-MAIL:Celula411@hotmail.com

    ResponderExcluir
  22. Tenho 53 anos e meu medico disse que eu tenho um cisto no ovario esquerdo e hidrossalpinge,eu fiz laqueadura quando ganhei meu terceiro filho a dessesete anos atras e a uns cinco anos fiz esterctomia,e agora tenho que levantar a bexiga que ta me encomodando e causando varias infecções urinarias.o que faço,meu medico quer operar e tirar tudo,será que é o certo,estou com problemas ja de falta de libido será que piora,alguem me da uma luz por favor se ja passou por isto?

    ResponderExcluir